Criar uma Loja Virtual Grátis

O Louvor que liberta

O Louvor que liberta


louvarPrimeiramente, quero através desse artigo tentar de forma fácil e compreensível diferenciar Cantar de Louvar. Ainda que não pareça, esses itens são muitos diferentes entre si. Porém um depende do outro.

imagemCantar é uma Forma musical para diversos estilos de composições ou, uma composição musical acompanhada de um texto poético destinado ao canto com acompanhamento ou sem; ou, uma composição musical instrumental curta composta com a Forma Canção. Isso tudo também está presente no Louvor, porém o louvor precisa de algo que diferencie do apenas cantar. O diferencial que se precisa é o cantar com alma, com interpretação e principalmente cantar para agradar a alguém, nesse caso, esse alguém é Deus. A palavra de Deus em salmos 28.7 diz: “E com o meu cântico O louvarei”. Com a nossa canção, com o nosso cantar, precisamos O louvar, ou seja, O adorador, O engrandecer, O venerar, O agradecer, O tributar e o mais importante O agradar. Quando há adoração, exaltação e sinceridade em uma canção existe o louvor e onde existe o louvor existe a liberdade, além disso, quando louvamos vidas são restauradas, corações são transformados, entre outras maravilhas tão como a salvação de vidas.

É bom ressaltar que os órgãos de louvor são um dos componentes mais importantes que há na igreja. E também é certo dizer que Deus só recebe o louvor e não apenas a canção. Então a responsabilidade de quem está louvando é muito importante porque se apenas cantarmos de “boca para fora”, ou para fazer bonito, Deus não está recebendo. Muitos preparos não é o necessário, não quero dizer que não devemos ensaiar, nos preparar, nos organizar, pelo ao contrário, devemos dar o melhor para Deus, mas o melhor que Deus quer receber ou ter de nós é o coração louvador, ou seja, o coração que esteja realmente ligado nos céus no momento de sua adoração.

 

Muitas vezes nós nos preocupamos em cantar e no momento em que estamos cantando  as pessoas sintam  a presença de Deus, ou entendam o que queremos passar através da canção, mas quando você transmite sinceridade no seu louvor, o espírito santo através dele atua.

 

louvar

Outro item muito importante do louvor é a canção que estamos cantando, ou seja, a letra da música. Salmos 122.1 diz: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor”. Chama-me muita atenção esse versículo do salmista Davi. Ele se alegra quando o chamam para ir à casa do Senhor. Porque será? Porque ele sabe que na casa do Senhor ele renovará as suas forças. O que queremos dizer com isso é que hoje em dia estamos perdendo o foco verdadeiro do louvor que deve ser feito para adorar a Deus, para que possamos sair da casa do Senhor fortalecidos, edificados e renovados. “Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mt 6.34b)  Jesus afirma isso. E se nós chegarmos à casa do Senhor e escutarmos louvores, ou canções, de sofrimento, do sofrimento do seu irmão que está sendo pisado, caluniado, como sairemos alegres e renovados? Precisamos ter um foco no louvor e que esse foco seja engrandecer a Deus e através desse engrandecimento renovar a vida do seu irmão. Há louvores que a letra fala sobre vingança, que quem te pisou vai ter que ser humilhado e você vai ter que está no palco. Queridos, oremos por aqueles que nos tem pisados e humilhado, para que o Senhor transforme a vida dessas pessoas, porque certamente Deus também tem um plano na vida dele (a).

1

Também devemos atentar para o local ideal para cantarmos certas canções. Darei simples exemplos com hinos da nossa harpa cristã:

É de se esperar que em cultos ao ar livre cantemos hinos que falem de salvação, que toque o coração do pecador, como: “Hoje queres te entregar a Jesus Cristo, oh cansado e triste pecador ?... Vem a Cristo, vem a cristo, que te chama com amor celestial”. Com louvores assim o pecador será convencido a se entregar a Cristo. Imagine se no mesmo culto cantarmos o hino de número 7? “Contra os males deste mundo Deus nos vale só, não há mal que Deus não cure, pois de nós tem dó. Cristo cura sim, Cristo cura sim, seu amor por nós é imenso, ele cura sim”. O pecador não entenderá a letra do hino, porque ele necessita sim de uma cura, porém de uma cura interior, a cura da alma.

Em um culto com a participação dos jovens e adolescentes, por exemplo, procuremos cantar hinos que exalte a Deus, que motive o jovem a O adorar e que Deus se agrade do seu louvor.

2

Queridos procuremos em aprender a LOUVAR ao Senhor. Louvar é uma responsabilidade muito grande, e que possamos verdadeiramente louvar, não apenas cantar, para que vidas sejam libertas, para que haja manifestação do Espírito santo e que principalmente o nosso louvor suba como cheiro agradável ao trono do Pai.

Afirme, relembrando as palavras do salmista Davi: “Com o meu cântico O louvarei” (Sl 28.7) e complete dizendo: “O agradarei e moverei o coração do Pai”

 

Medite na letra deste louvor:

Detalhes (Anderson Freire)

Faz proezas entre nós,
Realiza Teus milagres,
Nos traz o impossível,
Mas não posso esquecer
Dos mínimos detalhes
Que movem o Teu coração
Oh vem me ensinar
Uma canção que toca no Teu coração
Mostra-me o caminho da santidade,
Da adoração

Que eu tenha um coração humilde
Que eu tenha um coração sincero
Que eu tenha vida no altar
Com lábios santos pra adorar
E o céu irá se abrir e o milagre acontecer
Tuas proezas sobre mim,
Detalhes que movem Teu coração

Ensina-me a mover o céu
E o Teu coração com o meu coração
Ensina-me a tocar o céu com meu louvor e a minha adoração

 

Artigo escrito por: Débora